terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Então Natal...


De todas as lembranças que tenho, lembro as melhores são de montar a árvore e principalmente o presépio, herdei essa paixão por presépios da minha mãe, que por muito tempo sonhou em ter um e começou q montar com o Menino Jesus, com o tempo ela comprou outros, mas eu sempre amei aquele menino Jesus... depois de um tempo, Natal se tornou algo meio triste, minha avó faleceu, meu irmão faleceu, não via mais o brilho no olhar da minha mãe... ela fazia por mim, mas lembro que teve um ano que fui pra Angra com a família pois ela fez questão que eu me divertisse e ela fez questão de passar na simplicidade... fui crescendo e ela dizia, "Natal é consumismo, é mágico quando se tem criança... que um dia eu ia ter meus filhos e ia entender:.... "  para muitas coisas ela falava, “um dia Camila, você vai dizer que eu tenho razão” e eu pensava, ohhhh Praga... é tempos mudaram, minha mãe hoje está no céu ( na verdade dentro de mim, ou algo parecido) e o Natal passou a ser, sempre aquele vazio e o pensar, "o que vou fazer esse ano?", "será que alguém vai me convidar" depois vinham milhões de convites e a difícil escolha e sempre dizer para várias pessoas que me amam que escolhi passar em lugar X ou Y por algum motivo.Encontrei muitas formas de Amor no Natal, quantos amigos me acolheram, Natal com minha tia, meus primos, minha avó...: mas sempre faltava algo.... ahhhh a parte que falta.... eu sempre dia 25 me sentia ingrata, por receber tanto amor, dar também, mas sentir a tal falta....

Ano passado, falei com uma grande amiga/irmã.... sabe o que eu queria, passar em uma ceia de Natal no centro da cidade.... faltou coragem, mas esse ano amadureci e fui! Tive medo, como vou encontrar o grupo? como vou voltar pra casa se madrugada ( Uber é um absurno de caro no Natal), será que vai ser perigoso? amigos falavam, Camila cuidado.... tem certeza?  mas meu desejo era maior..:: dia 24 choveu, eu pensei, será que vou? Mas tudo foi tomando forma.... fui com um grupo da ACVM, onde a sede é em São Cristóvão, meus vizinhos foram para São Cristóvão (passei antes na casa dos seus familiares e falaram, fique aqui... mas também abençoaram meu ir) o que me facilitou ir... cheguei na sede e fomos em um grupo de umas 20 pessoas, no caminho rezamos..... ao chegarmos, percebi que os moradores de rua estavam felizes por nos verem... aos poucos ali, junto com o grupo, montamos uma mesa, simples, cheia de amor... lá tinha uma bebê, de 20 dias.... no Natal teve um presépio, a meia noite, começamos a ceia, rezamos com os moradores, os servimos e o maior presente foi a Alegria de uma noite feliz, com amor... eles nos pediram presentes Meias, Chinelos e coberta... ( anotado para ano q vem), o sentido do Natal foi reavivado em meu coração, ainda me senti triste, queria ter feito mais, senti saudades da minha mãe ( q com certeza está no céu me vendo... ou estaria em casa me apoiando).... Mas senti um Natal real...

( A mais linda mesa de Frutas)


( Um pouco da preparação, preferi não usar imagem de ninguém aqui) 



Hoje recebi a seguinte msg:
Jesus, em Belém, encontrou o seu lugar nas periferias. A periferia passa a ser terra privilegiada onde nasce o “novo”, por obra do Espírito. Jesus se fez presente no lugar onde se encontravam aqueles que não tinham “lugar”, os “deslocados”, os socialmente rejeitados e que foram a razão de seu amor e do seu cuidado; fez-se solidário com os “sem lugares” e os convidou a caminhar para um novo lugar.
(Cf. trecho Pe. Adroaldo Palaoro. Homilia 25/12/18)

Frame de um vídeo feito da oração com os moradores, com certeza a minha melhor expressão registrada de Noite Feliz.  

Natal é isso, também é família, é amor, presentes, magia.... muitas vezes saudade! Devemos pensar no Natal de cada dia, de todo dia... esse ano não decorei minha casa, não preparei msg, não fiz questão de nada, apenas de deixar sentir o espírito, ser grata por tantos presentes que recebi na vida, por tanto amor que recebi.... me cansei um pouco da hipocrisia de dizer, “Feliz Natal” em dezembro e o virar as costas de Janeiro a Novembro... hoje sou grata e dou graças por tantos “Feliz Natal” que recebi meu ano de 2018 inteiro, por tudo que aprendi esse ano, pelos valores que se tornaram mais fortes em mim..... para ser mais humano e solidário, não precisa deixar de passar o natal longe da família, desistir de presentes, nem fazer uma super caridade.... Basta muitas vezes um sorriso, um tentar ajudar, doar aquele chinelo velho ( q ganhou no casamento), o pouco para o outro, quando cada um doa um pouco vira muito.... o amor só se multiplica e a esperança só se renova..... é.... 
É, essa é minha msg de Natal, que na verdade pensei muito se escreveria ou não (ando tão off ultimamente e está tão bom), mas acho que vale o registro..... um registro pessoal ( que ficará neste blog talvez para sempre, rs) que vão além das fotos e para dizer a tantos amigos e pessoas que me apoiaram, Obrigada! 
Obrigada por serem presentes de vida em minha vida... por sempre de diversas formas estarem comigo, me fazendo acreditar e foi muitas vezes por isso que nunca desisti (ninguém deixou )!

Enfim…. é isso.... Que tenhamos um Feliz Natal de Janeiro a Novembro e em Dezembro toda essa esperança se renove!!! 
Que venha 2019!

Nenhum comentário: